PUBLICIDADE

Vem aí mais uma edição do Festival Queijo Coalho Jaguaribe

Crédito da Foto: Fernando Mourão

O município cearense de Jaguaribe, distante 243km de Fortaleza, será sede da XV edição do Festival do Queijo Coalho Jaguaribe, que acontecerá de 9 a 13 de julho de 2024, das 18h às 23h, no Parque de Exposições Deputado Francisco Monte. Além de muitas palestras e atrações culturais, o evento promovido pelo Sebrae/CE, promete a propagação de conhecimentos técnicos, valorização do produto lácteo artesanal e muita animação.

A programação do Festival consiste nas realizações do Seminário sobre a Bovinocultura Leiteira, que abordará assuntos da Nutrição de Bovinos e Qualidade do Leite; e também, um Seminário sobre a Agroindústria de Laticínios, que terá como tema central “Eficiência e Inovação na Agroindústria por meio da Gestão Associativa”. Acontecerão ainda, os tradicionais Concurso de Queijo Coalho e pratos à base de queijo Coalho, além da Exposição de produtos da Cadeia do Leite.

A fabricação do Maior Queijo Coalho do mundo será a grande novidade desta edição do XV Festival. Vale lembrar, que o queijo Coalho é tido como símbolo da cidade de Jaguaribe, ao ponto de interferir na elaboração de significados e interpretações sobre a “preservação e memória“, “tradição e o fazer local“.

“A produção de queijo artesanal, especialmente o queijo QCA, é uma atividade relevante para a economia em todo o Nordeste do Brasil, por ser um produto lácteo amplamente consumido por moradores e turistas que visitam a região”, lembra o Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais (UFV), Fernando Cavalcante, um dos membros do corpo de jurados no Concurso Estadual do Queijo Coalho que se aproxima.

“Sua expertise e conhecimento na área serão fundamentais para a avaliação dos produtos concorrentes, contribuindo para a promoção e valorização do queijo coalho produzido em nosso estado”, foi o que descreveu sobre o também professor, Fernando Cavalcante, a analista do Sebrae, no Ceará, Maria Elzileide de Sousa. Ela faz parte da Comissão Organizadora do evento.

Foto: Divulgação / Reprodução da Internet

* O Coalho e sua História

Até meados de 2010, o coalho animal foi usado por muitos fazendeiros da região jaguaribana. Hoje, esse costume sumiu praticamente. Há uns 50 anos, o coalho químico já existia em Jaguaribe, mas era pouco utilizado. Depois que surgiu no mercado, o coalho liquido à adesão a esse coagulante foi enorme.

Na cidade de Jaguaribe existem boas pastagens e solos alcalinos que dão um sabor encorpado ao queijo de coalho, quando ele é produzido com coalho animal. É depois de 15 a 20 dias de maturação que se conhece um bom queijo de coalho.

Outra informação interessante é que em 1880 já tinha feira em Jaguaribe, e detalhe: os habitantes da zona rural traziam cargas com seus produtos para negociar na feira livre. Sem dúvida, o queijo de coalho estava na lista dos produtos vendidos. Atualmente é grande a comercialização do queijo de Jaguaribe e ele já está sendo comercializado em várias capitais, como São Paulo, onde é procurado como “Queijo Coalho de Jaguaribe”.

* A Programação

> Disponível no site: www.queijocoalhobrasil.com/xv-festival-do-queijo-coalho-de-jaguaribe-ce/

* Serviço:

>XV Festival do Queijo Coalho Jaguaribe
>Período: 9 a 13 de julho
>Horário: das 18h às 23h
>Local: Parque de Exposições Deputado Francisco Monte
Av. 8 de novembro S/N – Centro / Fortaleza (CE).

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir