Com a aproximação do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o comércio de Fortaleza antecipa um aumento nas vendas. Uma pesquisa da Fecomércio CE, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), estima que o varejo local deverá movimentar cerca de R$ 285 milhões. O crescimento é de 1,8% em relação ao ano passado.
A pesquisa revela que 50,1% dos consumidores fortalezenses planejam comprar presentes, com os brinquedos sendo os itens mais desejados: 72% dos entrevistados indicaram intenção de compra nesse segmento. Outros produtos populares incluem roupas e acessórios (26%), bicicletas (6%), calçados (3,5%) e jogos de tabuleiro ou educativos (3,3%). O gasto médio por presente deve ser em torno de R$ 172, com 60,8% dos consumidores optando por pagamentos à vista, utilizando dinheiro, Pix ou cartão de débito. O cartão de crédito aparece como a segunda opção mais escolhida, com 42,1% das respostas.
Cláudia Brilhante, diretora institucional da Fecomércio, enfatiza a relevância das datas comemorativas, como o Dia das Crianças, para o fortalecimento da economia local, especialmente para micro e pequenas empresas. Ela destaca que datas como Natal, Dia das Mães e Black Friday também são fundamentais para estimular o consumo na capital.
“Com a proximidade da Black Friday e do Natal, o que nós recomendamos aos consumidores é que procurem presentear suas crianças com valores previstos dentro do seu orçamento. A pesquisa já mostra um comportamento mais prudente do consumidor preferindo pagar à vista, o que é excelente para evitar acumular contas no cartão de crédito”, comenta.
Os shoppings são os locais mais mencionados para as compras, com 33,3% de preferência, seguidos por centros comerciais (24,5%) e lojas de rua ou galerias (23,4%). A pesquisa também revelou que 52,5% dos consumidores não têm uma data fixa para realizar suas compras, embora os sábados sejam a escolha preferida para 29,9% dos entrevistados.
Além do aumento nas vendas, o Dia das Crianças também traz oportunidades para os setores de entretenimento e alimentação. Aproximadamente 31% dos consumidores planejam comemorar a data, sendo as residências familiares (41,9%), parques e praças (17,9%) e praias (15,2%) os principais locais de celebração.
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