PUBLICIDADE

Verba da Educação poderá bancar merenda escolar, diz ministro

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou uma mudança na destinação dos recursos do salário-educação. Segundo ele, ainda nesta semana será assinada uma portaria que permitirá que estados e municípios utilizem esse repasse federal também para a compra de merenda escolar, algo que até então não é permitido.

Atualmente, os cerca de R$ 21 bilhões do salário-educação são voltados ao financiamento de projetos e ações na educação básica pública, mas a aquisição de alimentos para as escolas ficava fora desse escopo. A nova medida vem atender a uma demanda antiga de prefeitos, especialmente diante do aumento de escolas em tempo integral, que exigem mais refeições para os alunos ao longo do dia.

Verba da Educação poderá bancar merenda escolar, diz ministro
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Nesse contexto, o ministro destacou a importância da merenda escolar como pauta global. Em setembro, Fortaleza será sede do encontro da Coalizão Global para a Alimentação Escolar, uma iniciativa que reúne 108 países e busca ampliar o acesso à alimentação nas escolas. O Brasil é co-presidente da coalizão, ao lado de Finlândia e França.

“Tem algo em torno de 724 milhões de alunos nas escolas no mundo inteiro, um pouco mais de 418 mil têm alimentação escolar. Então nós estamos ainda muito distantes de garantir que toda criança, todo jovem no mundo inteiro [tenha acesso à alimentação], e o Brasil é um exemplo disso”, comentou Camilo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir