PUBLICIDADE

Vereador defende implantação de passe livre universal em Fortaleza

A proposta de implantação do passe livre universal no transporte coletivo de Fortaleza voltou a ganhar força na Câmara Municipal. A ideia é defendida pelo vereador Gabriel Aguiar (PSOL). A proposta ganhou novo fôlego com a experiência iniciada este ano em Belo Horizonte, que, segundo o vereador, tem animado movimentos sociais e lideranças políticas.

O modelo, inspirado na iniciativa da vereadora Isa (PSOL) na capital mineira, prevê tarifa zero para os usuários sem aumento no subsídio municipal. O financiamento viria de uma maior contribuição do setor privado, substituindo o atual formato de vale-transporte. Empresas com mais de dez funcionários passariam a repassar ao poder público um valor fixo por colaborador, que, segundo o parlamentar, poderia ser menor que o gasto atual com o benefício.
“Mais de 90% das empresas têm menos de dez funcionários e não pagariam nada. As demais teriam redução de custos, enquanto a população teria acesso gratuito ao transporte coletivo”, argumentou.

A medida, de acordo com o vereador, traria impactos positivos como redução nas emissões de carbono, diminuição de acidentes de trânsito e incentivo ao uso do transporte público — que atualmente sofre queda na demanda. O colapso financeiro de empresas de ônibus, como a Santa Cecília, é apontado como sinal da necessidade de mudança estrutural no sistema.

O parlamentar afirma que já participa de reuniões com movimentos de mobilidade urbana, com apoio da vereadora e colega de partido, Adriana Gerônimo (PSOL), para apresentar o projeto oficialmente à Câmara. “É bom para empresas, população e meio ambiente”, declarou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir