
O vereador Gabriel Biologia (Psol) definiu como “capricho político” as tarifas aumentadas em até 50% sobre os produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos. Segundo o parlamentar, é lamentável que existam brasileiros que apoiem a medida do governo Trump, visto que o que está em jogo são milhares de empregos e um impacto negativo na economia brasileira diante do tarifaço.
“O Ceará é, talvez, o Estado mais afetado por esse tarifaço. Essa medida é uma vergonha do ponto de vista democrático. As pessoas que estão organizando isso são notadamente antipatriotas. São pessoas que prejudicam o nosso País e nação em detrimento a interesses mesquinhos, políticos, partidários e familiares”, criticou.
O parlamentar também destacou a forma como o Governo do Ceará pretende se organizar para amenizar os prejuízos, sobretudo com a taxação sobre pescados, cuja a exportação para os Estados Unidos totalizada 96% da produção local.
“É lamentável essa traição à nossa própria pátria. O que cabe aqui ao nosso Estado é tentar mitigar os efeitos. O tarifaço já foi menor do que o que havia ameaçado. Quase 50% das tarifas eram só de oratória. Foi retirado dos produtos aéreos, combustíveis, madeira, suco de laranja e vários outros prioritários pra gente. No pescado, sentimos muito. Elmano deve comprar muito desse pescado que seria exportado. A gente vai se virando com a motricidade da economia daqui”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram