A vereadora Pamela Nara (Podemos), primeira parlamentar trans da história de Sobral, manifestou interesse em assumir a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal. No entanto, ao procurar o presidente da Casa, Francisco Linhares, o vereador Chico Joia Júnior (União Brasil), teve seu pedido negado. Segundo ele, a indicação para o cargo será feita por decisão exclusiva da presidência.

Diante da negativa, Pamela recuou da intenção, mas o caso gerou repercussão no legislativo e nas redes sociais. Alguns vereadores apoiaram a parlamentar, enquanto outros contestaram sua possível nomeação, argumentando que o cargo deve ser ocupado por uma mulher cisgênero.
A Procuradoria da Mulher foi inaugurada em 18 de setembro de 2023, instalada no anexo do legislativo, no prédio do Instituto Vale do Acaraú (IVA). Criada em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará, a CDL e outras entidades, o órgão teve inicialmente como procuradoras as ex-vereadoras Alessandra Ponte e Sandra Arcanjo. Atualmente, o cargo está vago, sem uma representante oficial.