Sempre dispostos a atender as necessidades da população, bem como, elaborar leis, regulamentar aspectos da vida pública e do funcionamento de Nova Russas, vereadores do município homenagearam o ex-vereador Justino Ferreira Mano pelo seu Centenário, na noite da última sexta-feira, 20 de dezembro de 2024.
Em uma solenidade comandada pelo mestre de cerimônia Max Weber, autoridades políticas se reuniram na Sala da Presidência na Nova Sede da Câmara Municipal, onde participaram do ato de Descerramento da Placa em homenagem ao parlamentar novarussense que fez história na cidade.
Além do deputado federal Júnior Mano e da prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano, estiveram presentes à esse momento especial, autoridades políticas a exemplo do vereador Luisinho Correia, como também, filhos do homenageado como o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Mano, Antônio Luís Mano, Deusimar Mano, Nilta Mano, Eugênia Mano, genros, noras, netos e bisnetos.
* O Homenageado
Filho de Sebastião Ferreira Mano e Maria Francisca da Silva, o homenageado da noite, Justino Ferreira Mano, nasceu em 12 de dezembro de 1924, no município cearense de Nova Russas, mais precisamente, no Sítio Araras, que hoje pertence à vizinha cidade de Ipaporanga, no Estado do Ceará.
Ele era o terceiro de uma família de quatro irmãos: Neném, Mano Ferreira e Antônio. Foi aos 25 anos de idade, em 1949, que Justino Mano casou-se com a moradora do Sítio Araras, Sirina Rodrigues Mano, a sua fiel companheira por quase meio século, que chegou a falecer no afastado dia 04 de outubro de 1996. O casal morou em Água Branca, no pé da Serra da Ibiapaba, onde Justino havia construído a sua casa.
Do matrimônio nasceram sete filhos: Maria Neide Rodrigues Mano, Maria Nilta Rodrigues Mano Aragão, Francisco Rodrigues Mano, Antônio Luiz Rodrigues Mano, Eugênia Rodrigues Mano Azevedo, Sebastião Rodrigues Mano e Maria Nádia Rodrigues Mano. Essa é a prole deixada na terra pelo casal Justino e Sirina, que fizeram uma história de lutas e vitórias.
De perfil ousado e obstinado, Justino Ferreira Mano seguiu o caminho da política partidária no começo da década de 50. Ele candidatou-se a vereador na Eleição de 1954, quando foi eleito para ocupar pela primeira vez, uma cadeira na Câmara Municipal de Nova Russas, que celebrou no último dia 21 de dezembro, em memorável solenidade, a instalação de sua nova sede no bairro Universidade.
A trajetória política de Justino Mano foi marcada por sete pleitos disputados para o legislativo novarussense, nos anos de 1954, 1958, 1962, 1966, 1970, 1972 e 1976. Desses, o ex-vereador saiu vitorioso em seis campanhas, com exceção de 1972, ano em que ficou na primeira suplência, quando teve a chance de assumir o mandato por diversas vezes, vale ressaltar!
O saudoso parlamentar que, assim como o rio, é um vitorioso, vencedor de obstáculos que não terminavam no mar, ele acabou perfazendo mais de 22 anos de mandato legislativo em Nova Russas. É importante mencionar, nesta matéria, o ano de 1982, quando Justino candidatou-se a vice-prefeito na chapa do Sr. Manoel Diogo, mas não teve êxito na eleição.