O ex-prefeito de Saboeiro, Gotardo Martins (PSD), durante o último domingo (4), fez comentários machistas contra Wylna de Castro, atual vice-prefeita do município do interior do Estado. As afirmações do ex-gestor foram de ‘quenga’ e ‘rapariga’ contra vice-prefeita.
As palavras do ex-prefeito despertaram manifestações de repúdio por parte de outros políticos, além de que o caso deve se tornar alvo de processo por difamação e danos morais. Os comentários foram ditos em uma convenção do MDB, do Solidariedade e do PSD, que lançou candidatura de Martins em oposição à chapa Marcondes Ferraz, atual prefeito de Saboeiro.
“O doutor Marcondes bota no seu lado uma quenga, uma rapariga, e entra na casa de vocês pedindo voto. Vocês deviam era fechar a porta de vocês”, disse Gotardo Martins durante a convenção.
Além de vice-prefeita de Saboeiro, Wylna de Castro é ex-vereadora, professora e psicopedagoga. Além disso, está concorrendo a reeleição juntamente com Marcondes.
Através de suas redes sociais, o prefeito do município postou uma mensagem de repúdio às ofensas ditas por Gotardo Martins, além de manifestar apoio a membro de sua chapa.
Wylna afirma que ainda está abalada e triste com o ataque de Martins. “Já não é fácil ser mulher, e mulher na política é mais difícil ainda. A gente tá a cada dia superando, querendo alcançar o nosso espaço, e a gente se depara com o machismo, com uma situação dessa, né? De uma forma desrespeitosa, preconceituosa mesmo, destilando ódio. É um menosprezo total em referência às mulheres”, falou a vice-gestora.
Ademais, a vice-prefeita revela que já procurou a Delegacia da Mulher para fazer uma denuncia do ocorrido, fora que irá processar o ex-prefeito por difamação e danos morais. Wylna salienta que as palavras de Martins são uma violência que atinge todas as mulheres, no qual estão em busca de igualdade e de respeito em diferentes ambientes que ocupam.
A vice-prefeita também revela que tem recebido muitas mensagens de apoio, sendo uma delas de Jade Romero, vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres do Estado do Ceará. O apoio que eu tive de homens e mulheres, de toda a população, está me fortalecendo. E eles não vão me calar. Eu acho que o intuito é me calar. Mas estou mais firme, mais forte e confiante”, disse Wylna .
De todos os políticos presentes na convenção, de acordo com a vice-gestora, nenhum se manifestou sobre as ofensas ditas por Martins.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC