PUBLICIDADE

Vice-prefeito de Caridade aguarda posse após decisão judicial

O vice-prefeito de Caridade, Renato Timbó (PT), continua aguardando para ser empossado como prefeito do município, mesmo após uma decisão favorável do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que determinou que ele assumisse o cargo. A situação ocorreu após a prefeita Simone Tavares (PSB) ser afastada no início de maio em uma operação do Ministério Público (MPCE). Desde então, o irmão da prefeita e presidente da Câmara Municipal, Erivaldo Fernandes (PDT), assumiu como prefeito interino e extinguiu o mandato do vice-prefeito, alegando que Timbó estaria exercendo ilegalmente a profissão de advogado.

Vice-prefeito de Caridade aguarda posse após decisão judicial
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caridade

A decisão de extinguir o mandato de Timbó não foi submetida à votação dos vereadores e em apenas um dia Erivaldo foi empossado como prefeito, após o afastamento de Simone na sexta-feira (10/05) e a posse ocorrendo no dia seguinte. Simone tentou recuperar o cargo judicialmente, mas o presidente do TJCE, Antônio Abelardo Benevides Moraes, negou seu retorno, afirmando que o pedido deveria ser encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Reviravolta Judicial

Em um novo desdobramento, nesta segunda-feira (27/05) o desembargador Durval Aires Filho concedeu uma liminar favorecendo o vice-prefeito, determinando seu retorno imediato ao cargo, sob pena de multa e acusação de obstrução da justiça. O desembargador argumentou que as alegações contra Timbó não configuravam ilícito penal, civil ou administrativo, e que não houve abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso.

Apesar da decisão judicial, o município enfrenta dificuldades para cumprir a ordem. Segundo Timbó, tanto Erivaldo Fernandes quanto o presidente interino da Câmara, Cícero Uchoa (PDT), estão se esquivando para evitar o cumprimento da decisão. “O presidente interino está se escondendo, desligou o telefone e viajou para Fortaleza”, disse.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir