
Na madrugada do dia 4 de julho, na estação meteorológica da Funceme em Viçosa do Ceará, localizada em uma área rural a cerca de 374 metros de altitude, ou seja, fora dos pontos mais altos da Serra da Ibiapaba, após a passagem de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), foi registrada uma queda acentuada das temperaturas nas primeiras horas do dia. A estação de Viçosa do Ceará registrou a temperatura mínima de 14,5 °C entre 6h e 7h da manhã com vento médio de apenas 2 km/h (classificado como “vento leve” na escala de Beaufort).
Apesar de o inverno não provocar quedas bruscas de temperatura no Ceará, como ocorre nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o período costuma apresentar condições mais amenas. Isso acontece porque, com o fim das chuvas mais intensas, a atmosfera se torna mais estável, ou seja, com menos nuvens e menor retenção de calor. Essa combinação favorece a perda de energia durante a noite, reduzindo as temperaturas, principalmente entre a madrugada e o início da manhã.
No entanto, como o Ceará está localizado na faixa tropical da América do Sul, essa redução de radiação solar é menos significativa do que nas regiões mais ao sul do continente. Por isso, a menor incidência de energia solar não é o principal fator para a queda de temperatura no estado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.