PUBLICIDADE

Vídeo flagra pacientes internados nos corredores do Hospital de Messejana

Um flagra, de um grave denúncia, foi feito pelo deputado estadual Carmelo Neto do PL– Ce, que gravou um vídeo diretamente dos corredores do Hospital de Coração de Messejana em fortaleza.

No vídeo o parlamentar mostra pacientes, que foram internados no hopital, recebendo atendimentos nos corredores sem dispor de um leito adequado. Muitos desses pacientes estavam em cadeira e potronas improvisadas.

O Vídeo

 

 

Resposta da Secretaría de Saúde

Entramos em contato com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), que enviou a nossa redação uma nota de esclarecimento, repudiando as ações do Deputado. Confira:

Nota Oficial.

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) lamenta o uso político da unidade de saúde que é orgulho dos cearenses e referência no Nordeste e no País.

É importante reforçar que é dever do HM garantir a proteção da imagem daqueles que estão sendo atendidos dentro da unidade e daqueles que desempenham funções nos estabelecimentos de saúde, preservando a intimidade, o bom funcionamento e o controle sanitário de serviço tão relevante para a sociedade. Em nenhum momento, a direção do hospital foi comunicada da visita por parte do deputado ou recebeu qualquer pedido.

Vale ressaltar que a fiscalização legislativa em unidades hospitalares ou administrativas da Rede Sesa deve ser exercida por órgãos colegiados de controle externo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nunca individualmente, exceto por deputados estaduais que integrem e estejam no ato representando as comissões de fiscalização. Além disso, ao produzir e divulgar imagens de pacientes, acompanhantes e profissionais, sem a prévia autorização, foi cometida infração à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.

A nova direção trabalha incansavelmente para garantir o bem-estar de todos e informa que desde 2022. o Hospital de Messejana passa por diversas reformas que incluem a troca de todo o telhado da unidade. Além da empresa prestadora do serviço, a equipe de manutenção da unidade realiza reparos e a desobstrução de calhas para evitar vazamentos.

A direção informa que adota medidas diárias para reduzir a quantidade de pacientes extra-leito no setor de emergência da unidade, como transferência de casos menos complexos para leitos de retaguarda em hospitais secundários parceiros. O HM reforça que esses pacientes são assistidos por equipes multidisciplinares, realizam exames, recebem medicação, alimentação e todos procedimentos necessários ao quadro clínico.

Estes pacientes ficam alocados temporariamente em cadeiras, poltronas e macas, enquanto aguardam a rotatividade dos leitos internos e transferências. Ressaltamos, no entanto, que nenhum paciente fica internado no chão. Devido a estrutura do local, fica impossível a colocação de mais macas no setor de emergência.

Reuniões estratégicas com diversos setores e o monitoramento diário de altas, também são ações adotadas com o objetivo de fazer a rápida e segura liberação de leitos.

Aproveita para lembrar ainda que o Hospital de Messejana é a referência para o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares e recebe na Emergência pacientes de todo o Ceará. De 1° a 24 de fevereiro de 2023, foram realizados mais de 3 mil atendimentos na triagem. Fim da nota.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir