
O projeto Técnicas do Futuro, realizado pelo Ponto de Cultura Mercúrio, chega ao Cariri em uma etapa construída de forma colaborativa com a Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, espaço do Governo do Ceará, por meio da Secult, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
A Vila da Música participou ativamente da elaboração da programação a partir das demandas dos territórios e do público das formações, viabilizando a realização, no Cariri, de oficinas que já acontecem na capital cearense. A parceria potencializa o trabalho da escola ao ampliar a democratização do acesso à formação técnica e estimular a presença feminina em áreas estratégicas da produção musical, agora em um contexto formativo aberto também à participação masculina.
A iniciativa é ainda uma continuidade das ações do Seminário Cariri de Música Autoral, realizado pela Vila da Música em 2025, que celebra a criação independente e promove o diálogo sobre os caminhos da produção musical no Cariri. O seminário reuniu artistas, produtores, pesquisadores e agentes culturais em painéis temáticos, apresentações artísticas e atividades formativas, abordando temas como direitos autorais, gestão de carreira, produção musical e circulação de obras.
Este ciclo de oficinas do projeto Técnicas do Futuro conta também com a parceria do Centro Cultural do Cariri, Geopark Araripe, Coletivo Caruá e do Instituto de Arte e Cultura Os Filhos de Maria, formando uma rede de cooperação entre instituições culturais do território.


