Considerado mais leve do que os trens ou metrôs, o VLT que fazia o itinerário Parangaba-Iate, por volta das 11 horas desta segunda-feira (25.04), saiu dos trilhos deixando os passageiros em polvorosa.
“Quando chegou perto da Estação da Vila União, o VLT começou como se fosse frear e os vagões a balançar, igual a um ônibus quando passa por um buraco que fica pulando. Aí ele foi freando, como se fosse cair por uma banda do trilho. Daí começou a sair fumaça”, revelou a passageira Maria Eduarda Leitão, uma adolescente de 15 anos, que concedeu entrevista para o Portal A Notícia do Ceará (ANC).
O incidente que deixou os passageiros aflitos, contou com o auxílio dos profissionais que fazem a segurança do Veículo Leve Sobre Trilhos. Eles se desesperaram, porque as portas não se abriam, mesmo eles acionando as de emergência.
Depois de muitas tentativas, os seguranças conseguiram abrir uma das portas do Veículo Leve Sobre Trilhos. “Um dos seguranças pulou pra descer todo mundo, inclusive uma mulher grávida que quase passa mal. Depois, a gente veio andando pelos trilhos pra chegarmos na Estação da Vila União. O medo era que viesse outro e batesse nele”, ressaltou ainda, Maria Eduarda.
O que interrompeu o fluxo de trens foi uma falha operacional na via do VLT Parangaba-Mucuripe, nas proximidades da Estação Vila União, informou ao Portal A Notícia do Ceará, o Metrofor, por meio de sua assessoria de imprensa.
Pra quem usa o transporte é importante saber que, no momento, a linha opera no trecho entre as estações Vila União e Iate, compreendendo 8 das 10 estações. Equipes de manutenção encontram-se no local, para realocarem o trem em circulação e liberarem a via férrea para operação total do VLT Parangaba-Mucuripe.
O Metrofor ressalta ainda, que realiza sistematicamente manutenções preventivas e corretivas em todos os sistemas mecânicos e elétricos dos trens, nas vias férreas e seus componentes, como trilhos, dormentes e lastro ferroviário, em todas as linhas. Isso com o objetivo de prevenir ao máximo, a ocorrência de imprevistos que gerem atrasos nas viagens.