PUBLICIDADE

Você sabia que Cid era funcionário da Alece?

Apesar de o desligamento oficial ter ocorrido neste ano, a assessoria de Cid afirmou que o político já não era mais remunerado pela função - (Foto: REDE ANC)
Apesar de o desligamento oficial ter ocorrido neste ano, a assessoria de Cid afirmou que o político já não era mais remunerado pela função – (Foto: REDE ANC)

Na ocupação de cargos eletivos desde 1990, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez em sua trajetória, Cid Gomes também construiu a carreira pública ocupando outros cargos. Quem sabia, por exemplo, que o atual senador da República era funcionário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desde 1980? 

Cid foi nomeado assessor legislativo no gabinete do então deputado estadual Ciro Gomes, seu irmão. No entanto, logo após ingressar na vida pública como coordenador de campanhas políticas, o político pediu licença do cargo. 

O desligamento definitivo da função só veio após 40 anos, do dia 19 de janeiro de 2024. A pedido do próprio senador, Evandro Leitão, presidente da Alece, o exonerou do cargo. Em resposta, a assessoria do senador garantiu que ele não recebia salário decorrentes deste cargo.

Trajetória de Cid na Alece

Antes de ser escolhido como um dos representantes do Ceará no Congresso Nacional, Cid ocupou cargos como prefeito de Sobral e governador do Estado. Na Assembleia Legislativa do Ceará, o político tem uma trajetória considerável.

Em outubro de 1990, Cid concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PSDB e foi eleito com 21.895 votos. No ano seguinte, ocupou o posto de líder do partido na Casa de Leis. No decorrer da atuação, se tornou primeiro-secretário da Mesa Diretora. Quatro anos depois, Cid concorreu à reeleição e foi escolhido deputado estadual com mais que o dobro de votos da primeira candidatura: 45.570.

Foi no segundo mandato como parlamentar estadual que Cid chegou ao maior posto da Alece, sendo eleito por unanimidade presidente da Assembleia Legislativa aos 32 anos de idade.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir