
Por Eudes Viana – Quando tudo se encaminhava para mais uma tranquila vitória da seleção brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti, a canarinho voltou a apresentar falhas defensivas e tomou uma inesperada e histórica virada do Japão em Tóquio, nesta manhã (14/10), sendo a primeira derrota canarinho para os ‘Samurais Azuis’.
Apesar da maior presença japonesa no ataque durante o começo da partida, foram os brasileiros que abriram o placar, com um gol do lateral-direito Paulo Henrique, após belo lance coletivo, aos 26 minutos. Já aos 32, Paquetá acha Martinelli na grande área e, com uma cavadinha estilosa, deixa o ponta em condições de ampliar: 2 a 0 antes do intervalo.
Apagão e derrota histórica
No entanto, o cenário mudou completamente no segundo tempo, pois, logo aos sete, Minamino aproveitou uma falha de Fabrício Bruno para descontar. Dez minutos depois, veio o empate nipônico. Nakamura finalizou um cruzamento que veio da esquerda para deixar tudo igual. Fabrício Bruno, que falhou no primeiro gol, ainda tentou cortar, em vão.
E o time japonês voltou motivado para decidir a partida antes dos 30 minutos. Escanteio cobrado da esquerda para pequena área, Ueda antecipou Beraldo e tocou forte de cabeça para o meio do gol, Hugo Souza fez o que pôde para evitar a virada, concretizada aos 26 da segunda etapa.
Seleção brasileira perde a invencibilidade
Para além da virada depois de estar vencendo por 2 a 0, a derrota desta terça-feira encerrou a invencibilidade brasileira diante do Japão em 13 confrontos. Antes deste jogo, o Brasil vinha, inclusive, de seis vitórias consecutivas contra o time asiático (entre 2006 e 2022).
Por sua vez, o Japão conquistou seu terceiro triunfo no calendário 2025, entre jogos das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026 e amistosos.