O volume de serviços no Ceará registrou retração de 0,5% em novembro de 2025, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13/01). O resultado interrompe a alta de 1,2% observada no mês anterior e ficou abaixo da média nacional, que apresentou recuo mais leve, de 0,1%, no mesmo período.
Na comparação com novembro de 2024, no entanto, o setor de serviços cearense apresentou crescimento de 1,0%. Entre as atividades com desempenho positivo na base anual, se destacam outros serviços, com avanço de 11,4%, e o segmento de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e Correios, que cresceu 7,2%.

Por outro lado, algumas atividades registraram queda no confronto com o mesmo mês do ano anterior. Os serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram recuo de 6,1%. Também houve retração nos Serviços prestados às famílias (-1,9%) e no segmento de Informação e Comunicação (-0,3%).
No recorte específico das atividades turísticas, o Ceará apresentou diminuição de 1,7% no volume de serviços em novembro de 2025, na comparação com outubro. No Brasil, o indicador avançou 0,2% no mesmo intervalo. Apesar da queda mensal, o desempenho acumulado das atividades turísticas no Ceará permaneceu superior à média nacional quando consideradas as variações em diferentes períodos.
Pesquisa
A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural do setor no país a partir da receita bruta das empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é a prestação de serviços não financeiros. O levantamento abrange o Brasil e todas as unidades da Federação, excluindo os segmentos de saúde e educação.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


