
O aplicativo WhatsApp anunciou que vai ter publicidade na plataforma. As propagandas, no entanto, não ficarão na parte das conversas, mas na aba Atualizações, onde tem canais e os status (os “Stories do WhatsApp”).
Empresas e pessoas poderão promover canais e status no WhatsApp. Na prática, um dono de canal poderá impulsionar seu destaque, aparecendo, por exemplo, entre os primeiros canais na opção explorar. Quanto aos status, a ideia é começar uma conversa diretamente no app. Não haverá a possibilidade, pelo menos no início, de um Status levar a pessoa para fora do WhatsApp, com um link para uma página web, por exemplo.
Importante ressaltar que esses anúncios só aparecerão na aba Atualizações, e não na aba de conversas. Segundo a empresa, a parte de bate-papo continuará sem interferência de publicidade, e que tanto canais como status impulsionados serão sinalizados com o termo “promovido”.
O WhatsApp revelou que o direcionamento de publicidade usará informações como: país, cidade, canais que você já segue, língua que usa o WhatsApp e quais anúncios você já interagiu dentro da plataforma.
“É uma oportunidade para descobrir novos negócios”, diz Alice Newton-Rex, vice-presidente e head de produto do WhatsApp. A executiva ressaltou que dados das pessoas que utilizam o WhatsApp continuarão privados.
A companhia afirma que como ocorre em outras propriedades, vai analisar as publicidades antes de serem veiculadas. Pessoas terão a opção de reportar algum anúncio, o que inclui a opção de não mais visualizar publicidade de determinada empresa ou dono de canal.
A empresa afirma que as funcionalidades serão disponibilizadas gradualmente, e que “levará algum tempo até que esses recursos estejam totalmente disponíveis globalmente, inclusive no Brasil”.
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