A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Xaropes expectorantes podem reduzir sintomas da Covid-19, diz estudo da UFC

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgaram recentemente os resultados de um estudo acerca da Covid-19. Liderada pelo professor Aldo Ângelo Moreira Lima e com parceria de cientistas de outras universidades, a pesquisa aponta para a eficácia de substâncias presentes em xaropes expectorantes na redução dos sintomas da doença em estágio leve ou moderado.

O estudo foi conduzido com pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cristo Redentor, em Fortaleza, entre o final de 2021 e o início de 2022. Os resultados indicaram uma diminuição significativa de até 39% nos sintomas. De acordo com o professor, a redução da febre foi o resultado mais expressivo, indicando melhora na condição dos pacientes.

Xaropes expectorantes podem reduzir sintomas da Covid-19, diz estudo da UFC
Foto: Freepik/syda_productions

O estudo sugere que uma substância específica pode desempenhar um papel crucial nesse efeito benéfico. “Pelo estudo e pela análise que fizemos, estamos apostando que a bromexina seja crítica nesse efeito. Porque quando você coloca N-acetilcisteína isoladamente, você não tem efeito. A gente não pode dizer que a bromexina esteja com ação isolada, mas pode dizer claramente que a N-acetilcisteína não é a fonte primária [do resultado]”, afirma.

Vale ressaltar que a pesquisa foi financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir