
O deputado federal Yury do Paredão confirmou, na tarde desta quinta-feira (20/07), a expulsão oficial do Partido Liberal (PL) do Ceará. Em vídeo postado nas redes sociais, o parlamentar relata que a decisão foi comunicada pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
Yury do Paredão, deputado federal eleito pelo PL no ano passado, passou a ser alvo de constantes críticas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta de sua aproximação cada vez maior com o governador Elmano de Freitas (PT), e mais tarde, com o presidente Lula (PT), chegando a postar foto do encontro que teve com o chefe do Executivo Nacional nas redes sociais. No dia 13 de julho, o parlamentar foi visto em imagem “fazendo o L”, em referência ao gesto utilizado pelos aliados do petista durante a campanha eleitoral de 2022.
Ao ver a repercussão da foto, Valdemar Costa Neto anunciou, nesta semana, que iria abrir pedido para a expulsão do deputado. Logo após a declaração do presidente do PL, a Direção Estadual do PL do Ceará anunciou que iria abrir processo investigativo para apurar “fidelidade partidária” do parlamentar.