A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cristian muda, e Ceará pega Santa no 4-4-2

capture-20160330-101744De técnico interino e ainda sem ter definido o próximo comandante, fora de casa, diante de um rival de muita tradição que vai disputar a Série A em 2016. É nesse clima que o Ceará começa as quartas de final da Copa do Nordeste, logo mais, às 21h45, contra o Santa Cruz no Mundão do Arruda, em Recife. E o interino Cristian de Souza tratou de não se acanhar. Comandante das divisões de base do Alvinegro, ele levará a campo um time autêntico, com algumas modificações em relação ao que Lisca vinha escalando, nas peças e, especialmente, no esquema tático da equipe. Ao menos é o que sugerem o primeiro treino de Cristian e sua lista de relacionados, que conta com três novidades e uma ausência por opção.

Novo esquema
Cristian de Souza deve mudar bastante o posicionamento do Ceará. Com Lisca, o Alvinegro vinha sendo montado no esquema 4-3-3 com três volantes. O time do ex-técnico começou o ano claudicante e vinha ganhando corpo. Cristian mostra que pensa um pouco diferente de seu predecessor. Logo de cara, João Marcos e Bill devem perder espaço no time titular para Serginho e Roni. Um volante por um meia, um atacante por outro. Poucas, mas importantes alterações. Com elas, o Vozão sai para a partida em 4-2-1-3, que deverá funcionar como 4-4-2 (4-2-2-2), com Roni mais recuado, na função de compor o meio-campo. Assim, Cristian não perderá o miolo do time, mas manterá um poder ofensivo alto. Bem, essa é a ideia, que será posta à prova às 21h45.

Com isso, a provável escalação do Vovô terá: Everson; Tiago Cametá, Charles, Thiago Carvalho e Fernandinho; Baraka, Richardson, Serginho e Roni; Assisinho e Rafael Costa. Além das mudanças no time titular, algumas caras novas estão entre os convocados para o jogo. Os recém-contratados Zé Mário (lateral-esquerdo) e Felipe (meia) já poderão estrear com a camisa alvinegra. Já o atacante Siloé, que começou a temporada com muitos minutos em campo e perdeu espaço pelas más atuações, sequer aparece entre os relacionados. Ficou em Fortaleza por opção do treinador.

Situação
Classificado como líder do Grupo E e terceira melhor campanha geral, o Ceará cruza com o Santa, vice-líder do Grupo C, atrás do Bahia. A liderança na fase de grupos dá ao time de Porangabuçu apenas o direito de disputar a segunda partida em casa, já neste domingo, às 16h, no Castelão. Nenhum time tem vantagem de jogar por dois resultados iguais. Neste caso, a vaga será decidida em cobranças de pênaltis – gol fora de casa vale como critério de desempate.

O Santa Cruz, apesar de estar na Série A do Brasileirão, vive crise parecida com a do Ceará e também não terá seu novo técnico no comando. Após demitir Marcelo Martelotte na última semana, o clube acertou com Milton Mendes, mas o novo comandante só assistirá ao jogo deste noite. No Pernambucano, o Santa é apenas o quarto colocado do hexagonal final, bem atrás de Salgueiro, Náutico e Sport. Na Copa do Nordeste, somou 10 pontos na fase de grupos, mostrando-se bem inferior ao líder Bahia, que terminou com 100% de aproveitamento.

O.E.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir