A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Roberto Cláudio apresenta o plano de ação do novo centro de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio assinou, na manhã desta terça-feira (23/10), no Paço Municipal, o decreto que institui o Comitê Municipal de Acompanhamento do Plano de Ação do Novo Centro, instância de acompanhamento e fiscalização das ações para a requalificação da área da Capital. Durante a solenidade, o prefeito de Fortaleza aproveitou para apresentar o projeto que venceu o concurso de ideias para reurbanização do Parque da Criança e o seu entorno, incluindo a Praça Coração de Jesus.

Divulgação

“Oficializamos hoje o Comitê que tem como ideia central acompanhar as ações para o Centro da Cidade, dentro dessa grande política chamada Novo Centro que envolve um conjunto de ações para um período de 12 meses. Vamos promover reuniões mensais, uma vez na Prefeitura outra na sede da CDL, para acompanhar o andamento de cada uma dessas ações”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

O Comitê é composto por 48 membros e tem representantes de instituições públicas e privadas, sendo dividido em seis eixos de atuação: Habitação, Política de Apoio a Pessoas em Situação de Rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do Comércio Informal e Segurança e Fiscalização. A missão principal é acompanhar a execução de todas as ações do projeto, possibilitando melhorias na utilização dos espaços públicos a serem executadas a curto, médio e longo prazos.

Entre as principais pautas, estão o estímulo à ocupação habitacional na região central da Capital, dentro do eixo da Habitação, por meio da viabilização de até 900 unidades habitacionais. Já o apoio às pessoas em situação de rua, conta com projeto que prevê a implantação de Pousada Social com até 100 vagas.

No segmento de Infraestrutura e Mobilidade, está definida a construção do Terminal Aberto ao lado da Praça José de Alencar. O projeto prevê ainda, a instalação de faixas exclusivas de ônibus, a consolidação de uma agenda cultural única no Centro de Fortaleza e a aquisição de uma célula de monitoramento com instalação de vídeowall, ações inseridas nos eixos infraestutura e mobilidade, Turismo e Cultura e o de Segurança Pública, respectivamente.

Divulgação

O secretário da Regional Centro, Adail Fontenele, lembrou que todas as atividades a serem implementadas foram amplamente discutidas com os diversos segmentos da sociedade. “Tivemos vários encontros entre a Prefeitura e setores da sociedade, onde foram definidas metas em vários eixos. São ações aprovadas, em que o prefeito está injetando os recursos necessários para que possam ser implantadas. Serão todas acompanhadas por esse comitê, que é um grande braço de apoio na árdua missão de fazer a gestão de todos os problemas e atividades do Centro da cidade”, disse o secretário.

Veja aqui todas as intervenções a serem implementadas no Projeto Novo Centro

Divulgação

Requalificação do Parque da Criança e entorno
Dentro das atividades de requalificação do Centro de Fortaleza, o Prefeito apresentou o projeto vencedor do Concurso de Ideias, que trará novos ares ao Parque da Criança e seu entorno, como explicou. “O projeto tornará o Parque da Criança em um espaço para uso recreativo da população e, em especial, das crianças. Cria também uma integração entre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o Terminal de Ônibus, com o Parque da Criança. O projeto também cria corredores com a motivação de ocupação comercial e cultural nesse entorno. O projeto vencedor, quando viabilizado, ajudará a gente a dar uma nova ocupação a essa área com valor histórico muito importante para a cidade de Fortaleza”, afirmou.

O edital do concurso contou com a participação de 36 inscritos entre arquitetos e urbanistas. Com a pontuação de 454 pontos, o projeto escolhido receberá o prêmio de R$ 30 mil e será contratado pela Prefeitura de Fortaleza para a prestação de serviço de elaboração do projeto básico e orçamento. O arquiteto e urbanista Carlos Yuri Nobre, coordenador da equipe que ganhou o concurso, explicou o trabalho vencedor, destacando que o projeto conserva o bem patrimonial, preserva a questão ambiental, valoriza o bem arquitetônico e requalifica o bem urbanístico, através de conceitos que são feitos no primeiro mundo.

Ações de melhorias em mobilidade e transportes públicos, novos usos às edificações existentes, corredor cultural, conservação e recuperação de bens patrimoniais e preservação de recursos naturais estão entre os focos da ação.

Entre as novidades, estão um novo terminal de ônibus, com espaço para futuro bondinho, Casa de Apoio ao Frequentador, espaço para Administração e Guarda Municipal, Casa do Ciclista, Cafeteria, Restaurante, e outros.

O projeto segue, agora, para o detalhamento, realização de orçamento e licitação. A expectativa é que até junho de 2019 esses processos estejam finalizados para o início das obras.

Confira aqui mais detalhes sobre o projeto vencedor

Assessoria(PMF)

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir