A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Comunicadores lutam por união das rádios comunitárias e web do Ceará

Surge um novo movimento em prol da sobrevivência e fortalecimento das rádios comunitárias e web: a União das Rádios Populares que foi apresentada no sábado (27.04), na Sala A do 1º Andar do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes – Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Radialistas, jornalistas e formadores de opinião se reuniram no “Grande Encontrão Histórico de União das Rádios Populares do Ceará”, a fim de discutir e dialogar de forma livre e autônoma, os seus sentimentos e pensamentos no que diz respeito à implantação de um grupo de comunicadores preocupados em novos horizontes e perspectivas para a classe.

Participaram do evento, Abraço Ceará, Crítica Radical, Abraço Norte|SindRadcom, Acertcom, Rádio Atitude Popular, Web Rádio União Divina, A Notícia do Ceará, Rádio Pinto Martins, Rádio Flor do Campo FM de Novo Oriente, Liberdade FM de Morrinhos, Rádio Pontal FM, Gabinete do Deputado Moisés Braz, Povo Sem Medo|Psol, Rádio Cambiar, Web Rádio Popular de Mucambo, Rádio Comunitária de Independência, FM Progresso de Lisieux, CACU|UFC, Sindicado dos Correios, Instituto Serra do Mucuripe e Associação das WEB Rádio do Ceará.

Foram aprovados no Encontrão, a União das Rádios Populares do Ceará, a constituição de uma comissão provisória para elaborar uma “Carta de Princípios” e de um “Protocolo de Intenções” nesse sentido. Também ficou definido que o movimento contará com assessoria jurídica e comissão que reúne veículos e entidades como Acertcom, Abraço Ceará, A Notícia do Ceará, Rádio Crítica Radical, Rádio Atitude Popular, Abraço Norte|SindRadcom e Radcom de Morrinhos.

O Coordenador da União das Rádios Populares, Bael Peixoto, disse que o objetivo do evento foi encontrar meios de unificar as rádios, tanto populares como web. “Nós conseguimos detectar quase 300 rádios comunitárias e quase 1.000 web rádios”, revelou Bael, acrescentando ainda, que é um poder muito grande que está solto, desorganizado. “A ideia é tentar unir o máximo esse público para que a gente possa garantir espaços para ele na sociedade e nas políticas públicas”, afirmou o comunicador que abraça a causa.

Também opinou sobre a União das Rádios Populares e Web, a militante socialista, Joelma Karine: “Quero que as rádios web tenham legitimidade para poder passar o ponto de vista da comunidade em si. Até porque a internet é um veículo mundial que pode ser usado tanto para induzir, como para informar”, pontuou Joelma, uma das participantes do Grande Encontrão de Rádios Populares e Web.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir