A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

“ Eu tenho o apoio do povo de bem de Quixadá”, afirma Ilário Marques

Como era de se esperar, opositores políticos de Ilário Marques estão se aproveitando do momento por que passa o gestor quixadaense para tentar feri-lo.

Ilário está afastado do cargo de prefeito em virtude de denúncias feitas contra ele por um empresário.

Sem ter sido ouvido em nenhum momento, viu o mandato que o povo lhe deu em 2016 ser subitamente arrancado de suas mãos.

Embora com previsão legal, o afastamento do cargo é visto no inconsciente popular como uma espécie de punição por antecipação.

Alguns se aproveitam destas circunstancias embaraçosas para tratar Ilário como culpado de crimes. Vivemos em tempos em que basta uma acusação para que o acusado vire alvo das maiores hostilidades, mesmo que não tenha tido chances de ser ouvido e de se defender.

Instrumentos de mídia nas mãos de adversários políticos jogam no lixo o princípio da presunção de inocência e tratam seus adversários como culpados, bastando apenas que eles sejam acusados. Empenham-se no desgaste da imagem pública daqueles de quem não gostam e de quem não são aliados.

No momento em que Ilário enfrenta provações, aproveitam para atacá-lo ainda mais. Tentam destruir-lhe as energias, consumir-lhe as forças e inabilitá-lo para o embate político.

Os adversários de Ilário parecem sentir prazer em vê-lo sofrer. Parece que desejam que ele seja, acima de tudo, humilhado. No rádio, por exemplo, até senhores de idade e de cabelos brancos, cujo tempo já deveria ter ensinado mais comedimento e senso de equilíbrio, se rendem à tentação do insulto e da mangofa, típica dos espíritos baixos.

Há quem sinta por Ilário desprezo e até nojo, extrapolando os limites do trato político. Não admitem suas realizações e não admitem que Ilário não tenha sido enterrado politicamente em 2012, como imaginavam que iria acontecer.

Estes indivíduos, geralmente ambiciosos pelo poder e invejosos das conquistas de seus adversários, comportam-se como os tapurus, os vermes e as larvas que só sobrevivem enquanto a ferida de alguém está aberta.

O que impressiona – e talvez seja exatamente isto que o sustente em suas lutas -, é a solidariedade que o povo comum oferece a Ilário. Isto ficou evidente, nestes últimos dias, em três ocasiões.

No dia que se seguiu ao seu afastamento, Ilário deu uma entrevista na Rádio Meio Norte FM. Durante um dos intervalos, uma senhora chamada Zenaide, moradora do Residencial Rachel de Queiroz, em Quixadá, ligou para a emissora e pediu para falar com o apresentador do programa. Ela queria que um recado fosse repassado a Ilário. Depois de ouvir do que se tratava, o apresentador perguntou se ela não gostaria de falar ao próprio Ilário, que estava ali do seu lado. Ela concordou. Ilário a atendeu e, enquanto ia ouvindo o que a senhora dizia, encheu-se de emoção e foi às lágrimas. Aquela senhora estava afirmando sua confiança nele e dizendo que ela e sua família lhe dedicariam orações todos os dias até que ele voltasse para a prefeitura.

Na última quarta-feira (22), Ilário participou da inauguração do comitê de Rachel Marques, candidata a Deputada Federal, e de Osmar Baquit, candidato a Deputado Estadual, no centro de Quixadá. Por causa dos acontecimentos recentes e de seu afastamento da prefeitura, opositores tinham a expectativa de que o evento seria um fracasso. Planejaram repercutir a rejeição do povo a Ilário e a seus candidatos. Mas estavam enganados. Uma verdadeira multidão foi ao lugar prestar-lhe apoio. Muitos se emocionaram com Ilário ao abraçá-lo e poder dizer-lhe: “Estamos do seu lado!”

Nesta sexta-feira (24), outra demonstração impactante de solidariedade aconteceu no residencial Rachel de Queiroz. Ilário colocou sua cara na rua e foi caminhar ao lado de Osmar Baquit. A reação das pessoas impressionou. De novo, nada de rejeição. Ao contrário, muita solidariedade e apoio foram oferecidos. Vários moradores o seguiram pelas ruas, escutando seus discursos e trocando gestos de apoio e mesmo abraços cheios de carinho.

É evidente que quanto mais as pessoas veem Ilário ser atacado e quanto mais elas percebem que querem destruí-lo politicamente e fazê-lo sofrer e ser humilhado, mais elas o apoiam. É a solidariedade, aquele sentimento que nasce da admiração, do respeito e da amizade, e que se manifesta nos momentos em que os outros mais precisam.

A tempestade está mostrando a Ilário duas coisas importantes: primeiro, quem são os que realmente o apoiam; e, segundo, que o povo que o elegeu prefeito em 2016 o quer de volta. Saber isto vai ajudar Ilário a fazer uma administração ainda melhor assim que voltar para o lugar que a soberania popular do voto garante que é seu.

 

Diário de Quixadá

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir