A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

18 postos de saúde de Fortaleza ofertam vacina contra dengue

Tanto de segunda-feira a sexta-feira, quanto no fins de semana, 18 postos de saúde Fortaleza estão aplicando vacina contra a dengue. Segundo a prefeitura da Capital, apenas 2% do público-alvo, pessoas entre 10 e 14 anos, buscou imunização.

Todos os postos fazem a aplicação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Já nos fins de semana e feriados, a vacinação está disponível em apenas dois postos, sendo eles o Mattos Dourado, na Av. Des. Floriano Benevides, o Geraldo Madeira Sobrinho – PioXII, na Rua Belisário Távora, 42, das 8h às 16h30.

Durante os cinco primeiros meses de 2024, 1.207 casos confirmados de dengue foram registrados em Fortaleza. No mesmo período do ano passado, a quantidade de registros foi de 3.123 casos da doença, representando uma redução de 61,35%.

A capital cearense recebeu 38 mil imunizantes, referente à primeira dose. No entanto, apenas 3.461 delas foram aplicadas.

Em toda Fortaleza 154 mil crianças fazem parte do público-alvo. Vale lembrar que o squema vacinal da dengue é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas.

Além disso, é importante saber que Crianças infectadas com a dengue  precisam esperar seis meses, após estar recuperadas, para tomar uma dose da vacina. Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado, porém, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Para receber a vacina basta apresentar documento original da criança ou do adolescente, podendo ser RG ou certidão de nascimento, como também um documento original do responsável.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir