A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

2ª Fase da Operação Banquete: justiça autoriza novas prisões e afastamentos de agentes públicos no Eusébio

Uma nova fase da operação “Banquete” realizada pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) foi iniciada na última sexta-feira (28), com a prisão preventiva de quatro suspeitos presos temporariamente, e com o afastamento de outros dois agentes públicos autuados na primeira fase da operação. A ação investiga fraudes licitatórias envolvendo vários órgãos da prefeitura do município do Eusébio, região metropolitana de Fortaleza.

Durante a primeira fase da operação, a GECOC com o apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, prendeu provisoriamente sete suspeitos. Com os dois novos afastamentos de agentes públicos, a ação totaliza quatro servidores afastados das funções. Na época, também foram cumpridos 17 mandados de busca que resultaram na apreensão de documentos, dinheiro, computadores e aparelhos celulares. Cerca de R$ 46 mil foram encontrados com um empresário e um presidente de um órgão público.

Sobre as investigações

As investigações tiveram início há dez meses e apontaram que empresários do ramo de alimentações e serviços gráficos teriam se valido de pessoas de baixa renda para figurarem como sócias meramente formais das empresas, garantindo e ocultando o desvio de recursos públicos para os verdadeiros donos.

De acordo com o GECOC, os investigados que também contaram com auxílio criminoso de servidores e dirigentes de órgão público, faturam mais de R$ 7,6 milhões através da combinação proposta entre licitantes e com a constituição de empresas em nome de “laranjas”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir