Uma diversidade de raças, etnias, tradições, culturas e idiomas pontuarão a 6ª Edição do Encontro Mundial Virtual do Teatro da Solidão Solidária, que será realizado numa alusiva e memorável data: 07 de setembro de 2020, das 14h às 17h, pela plataforma digital ZOOM, com a indispensável atuação de atores, poetas, músicos, artistas plásticas, cineastas, intelectuais, formadores de opinião e amantes da cultura.
“A data do encontro não poderia ser mais simbólica, no dia em que se comemora a Independência do Brasil”, enfatizou Ivan Antonio, criador do método de mediação, resolução de conflitos e inclusão social através da arte. Ele reconhece o dia do evento online, como uma importante reflexão permeada por dúvidas e interrogações no que se refere à Independência do Brasil proclamada por Dom Pedro, no inesquecível ano de 1822.
Deleite e reflexão são os dois lados que a pauta do próximo encontro proporcionará aos participantes com poesias, músicas, artes plásticas, filmes, homenagens e rodas de conversas sobre temas relevantes e emergentes para o planeta, a exemplo de tolerância, direitos humanos, perdão, cura, ética, direitos dos povos da floresta e solidariedade humana.
Para abrir o encontro desta edição, o Teatro da Solidão Solidária receberá como convidados especiais, artistas africanos que trarão a sua força e beleza: a atriz Banuma Alberto Caetano Pinto (Guiné-Bissau), o ator Danilson Ernesto Caculo (Angola), o poeta, músico e compositor Filipe Buba N´hada (Guiné-Bissau), o coreógrafo e músico Israel Mawete (Angola), a doutora em educação, atriz, diretora de cinema e produtora Sônia André (Moçambique) e o percussionista, bailarino e professor Trindade Gomes Nanque ( Guiné Bissau).
Também estão inseridos na programação, povos originários do Brasil das conhecidas etnias tupinambá, kambeba, guaranis e parecis do Estado do Mato Grosso, além de uma artista da América do Norte, a cantora e compositora Tara Willamsom, originária das nações Ojbw – Cree da Região de Swan Lake, no Canadá.
A mediação do 6ª Encontro será feita pelo ator e dramaturgo, Ivan Antonio e, também, pela poetisa, compositora e escritora Márcia Kambeba, que integra os povos originários da Amazônia. É importante lembrar, que Márcia foi a vencedora da categoria ficção do Prêmio Internacional de Literatura Brasileira, conhecido como Focus Brasil Nova York – EUA.
A mesa de debate e exposições será formada por nomes de peso, como o indígena Anapuaka Muniz da etnia tupinambá hã hã haê de abya yala; a atriz e cineasta, Célia Maracajá, radicada no Rio de Janeiro; Yacuy Tupinambá, da etnia tupinambá de olivença, no Sul da Bahia, que é, também, membro do coletivo de multi saberes chamado de Levanta Amotora Zabelê e, ainda, Lake Mantoba e Tara Willamsom, ambos do Canadá. Outra atração do evento será o Presidente da Focus Brasil, o jornalista, escritor e produtor Carlos Borges, que reside há 30 anos nos Estados Unidos.
A calorosa tarde do Encontro Mundial Virtual contará ainda, com a participação do Dr. Washington Couto, ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia e atual diretor do Hospital Filantrópico Aristides Maltez. Na ocasião, o conceituado médico dialogará com os seletos convidados sobre a jornada dos profissionais de saúde que recebem diariamente pacientes com câncer, neste período de pandemia e isolamento social.
Tonho Matéria/Cantor, Compositor e Gestor Cultural