Em meio a um cenário favorável para a proliferação da dengue e demais arboviroses, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara, afirma que o Ceará está numa posição relativamente tranquila. Conforme a titular da pasta, até o momento foram confirmados 266 casos em todo o Ceará.
“O sorotipo que está circulando no Brasil hoje é o sorotipo 2. No Ceará a gente já teve várias epidemias decorrente desse sorotipo, então a gente espera que tenha mais pessoas imunizadas contra esse sorotipo. A Secretaria de Saúde, de qualquer forma, já está com o plano de contingência”, explicou.
Para auxiliar no monitoramento da doença, a Sesa lançou uma plataforma no IntegraSUS com um painel de arboviroses, onde é possível consultar os dados. A ferramenta está disponível para toda a população conferir como está a situação de cada município com os números dos casos suspeitos e confirmados.
De acordo com a plataforma, atualmente, o município com mais casos confirmados é Fortaleza. Ao todo, são 59 confirmações entre 756 notificações. Em seguida, aparecem Brejo Santo, no Cariri, e Tianguá, na Serra da Ibiapaba.