O governador Elmano de Freitas (PT) reuniu os secretários para a primeira reunião do ano, feita logo após as mudanças no time, ainda no último mês de dezembro. O momento foi de definir ações e pedir aos titulares das secretarias mais agilidade nas ações que compreendem as políticas públicas pelas quais são responsáveis.
Atendimento básico de saúde
O chefe do executivo estadual disse que entrega em fevereiro o Hospital Universitário da UECE, que deve ter os primeiros atendimentos oncológicos a fim de desafogar outras unidades de saúde. Elmano disse que mesmo sendo localizado na capital, todos os cearenses irão se beneficiar do complexo, e que será implantado um controle unificado que diminua a burocracia para internações e cirurgias.
“Nós estamos só perdendo. A universidade perde porque não tem um paciente, a pessoa perde demais porque podia estar sendo atendida e nós podíamos ganhar muita eficiência, podendo ter todas as informações em uma central única e na medida que tenha uma vaga, o cidadão terá a prioridade de ser atendido” [Elmano de Freitas, Governador do Ceará]
Durante entrevista coletiva, o governador falou que avançará com parcerias nos municípios. “A primeira postura nossa é de reunir a política que o Governo do Estado busca realizar grande parte dela para todos os municípios do Ceará, para todas as pessoas de todos os cantos. E vamos sentar com cada prefeito para ver a prioridade de cada governante do seu município e ajustar com as políticas públicas que nós realizamos no Estado”, disse Elmano.
Nesse sentido, falou sobre como será a atuação do governo estadual na capital, agora liderada pelo aliado Evandro Leitão, já que disse que tem “expectativa positiva” em ações nas áreas de saúde e segurança pública. “Fortaleza, pela dimensão, pelo tamanho, evidentemente serão reuniões mais demorada pela quantidade de ações que devem realizar aqui no Município”, afirmou ele.