Música, alegria e bloquinhos tomam conta das ruas durante o Pré-Carnaval, mas a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também deve fazer parte da festa. Além do uso de preservativos, estratégias como a profilaxia pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) estão disponíveis e podem ser acessadas de forma prática pela Telesaúde do Estado.
O Núcleo de Telessaúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), criado em 2013, oferece atendimento remoto em 21 especialidades médicas. Entre elas, o TelePrEP e TelePEP possibilitam que a população tire dúvidas e solicite os kits de prevenção de forma on-line, garantindo mais agilidade e sigilo no processo.
Para acessar o serviço, os interessados podem agendar uma teleconsulta com um médico pelo site Saúde Digital ou pelo Ceará App, disponível para iOS e Android. Durante a consulta, o profissional de saúde avalia a necessidade dos medicamentos e solicita exames, quando necessário. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h.
Mais de mil atendimentos já realizados
Desde seu lançamento, em dezembro, o TelePrEP e TelePEP já ultrapassaram a marca de mil atendimentos. Até 10 de fevereiro, foram registradas 1.085 solicitações, sendo 130 para PEP, 874 para PrEP e 81 testes de HIV realizados.
A praticidade do serviço tem sido um diferencial para muitos pacientes, como o médico G.M.C., que buscou o TelePrEP devido à sua rotina corrida. “Fui muito bem atendido, as instruções do médico foram claras. Destaco as vantagens do atendimento a distância, pois garante mais privacidade, conforto e segurança”, afirmou.
PrEP e PEP
Disponível no SUS desde 2018, a PrEP é indicada para as pessoas em risco de se expôr ao virus HIV (homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, profissionais do sexo e casais sorodivergentes) e deve ser tomada antes da relação sexual.
Já a PEP é recomendada após a situação de risco para a infecção pelo HIV, como relação sexual desprotegida, violência sexual ou acidente com materiais perfurocortantes, devendo ser administrada em até 72 horas após a exposição. Caso a pessoa tenha passado por qualquer uma dessas três situações, ela pode buscar atendimento para PEP na Emergência do Hospital São José, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e agora também por meio do Telessaúde.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.