A capital cearense viveu dois dias de programação sobre pautas educacionais. Voltado a profissionais da área e para gestores públicos, o Seminário Nacional pela Alfabetização trouxe experiências enriquecedoras e atividades que contribuíram para a superação de desafios do setor nas mais diversas regiões do Brasil. Em um dos painéis do evento, o Seminário contou com o tema “O papel da liderança política na Educação”. Uma das participantes do momento, Izolda Cela, ex-governadora do Ceará, destacou o Estado como referência na Educação para o país, como também destacou a importância de um trabalho de reconstrução de políticas públicas na valorização dos profissionais da área, na parte estrutural e no acolhimento de crianças, jovens e adultos.
Quando Camilo Santana (PT) foi escolhido para assumir o Ministério da Educação no Governo Lula, o político fez questão de contar com Izolda Cela em sua equipe. Em entrevista à REDE ANC, Izolda Cela falou dos desafios para retomar obras paralisadas por todo o Brasil.
Entre retomadas de creches, construção de escolas e demais equipamentos ligados ao setor, Izolda definiu a superação desses desafios como “reconstrução”. Até dezembro de 2024, o número de obras escolares paradas caiu de 5.642 para 2.346, o que representa uma redução de 58%.
Izolda repercute saldo positivo em remadas de obras
Segundo a ex-secretária do MEC, a criação de programas como o “Pé-de-meia”, o foco na alfabetização na idade certa, bem como o investimento na modalidade de ensino em Tempo Integral, repercutem diretamente na melhoria de vida dos alunos e também na família desses estudantes.
“A palavra não poderia ser outra: reconstrução. Também cito a união em prol da melhoria da Educação, que impacta na qualidade de vida das famílias do País. É assim que visamos a perspectiva de um futuro cada vez melhor, com foco em programas essenciais. Tive a experiência de viver essa chance e contribuir no MEC para o avanço da Educação do Brasil”, repercutiu.
“É sempre bom participar desses momentos em rede, pois reúnem gente engajada pelo Brasil afora que lutam pelo País. É gratificante ver índices melhores na alfabetização das crianças, dos jovens e adultos. Estarei sempre à disposição para contribuir”, destacou.
Confira a entrevista com a ex-governadora:
Ver essa foto no Instagram
Referência na parte de Segurança Pública do Brasil, Goiás esteve representado pelo seu governador, Ronaldo Caiado (União Brasil). Na oportunidade, o governador destacou que a Educação teve papel fundamental em auxiliar na redução de índices de criminalidade do Estado do Centro-Oeste.
“São dois setores que somos o primeiro do Brasil na Educação: o Ideb e o índice de alfabetização na idade certa. Na Segurança, não dá nem para competir. Em Goiás, desde que cheguei ao Governo, as regras são muito claras. O mandamento no nosso Estado é que ban4ido mude de profissão. Os resultados da Educação são fundamentais para mostrar par crianças e jovens que o que deve ser copiado não é o faccionado e o criminoso, mas aquele que se dedica a estudar”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram