Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira e Pedra Branca foram oficialmente reconhecidos em situação de emergência devido à estiagem. A condição foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (07/08). Apesar de a nova portaria não ter declarado situação de seca em âmbito estadual, o DOU já havia apontado esse tipo de desastre climático em Jaguaribe na semana anterior.
De acordo com o Monitor de Secas do Brasil, o Ceará enfrenta agravamento nas regiões nordeste e oeste, onde a classificação da seca passou de fraca para moderada. No entanto, as chuvas registradas em junho contribuíram para a redução da emergência no Litoral Norte, onde os impactos são considerados de curto prazo.

Estiagem x Seca
A estiagem é quando há uma diminuição ou ausência de chuvas por um período limitado, o que resulta em perda de umidade no solo superior à sua reposição natural. A seca, por sua vez, é definida como um fenômeno mais prolongado, que causa desequilíbrio hidrológico, com efeitos diretos sobre o meio ambiente, a economia e a sociedade.
Atualmente, aproximadamente 75% do território cearense encontra-se sob condição de seca relativa, conforme apontou o Monitor de Secas em junho. Apesar das dificuldades, o cenário impulsiona o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à convivência com o semiárido, com foco no desenvolvimento sustentável.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.