
Segundo os dados mais recentes do Novo Caged, o Ceará registrou a abertura de 7.424 novos empregos formais em julho de 2025. Deputado da base governista, Guilherme Landim (PSB) atribuiu esse saldo positivo a dois pontos: incentivo às empresas e a capacitação dos cearenses por parte do Governo do Estado.
Segundo o parlamentar, esse cenário pode ser visto no Cariri (região em que ele representa), sobretudo em Brejo Santo, município de sua base política. Algumas ações do governo que exemplificam essa informação são vistas na Universidade do Trabalho Digital (UTD), onde são oferecidos cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Outra política é erificada no “Primeiro Passo”, destinado a jovens de 16 a 24 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. “O Ceará é fruto de uma política de desenvolvimento econômico que vem sendo implantada ao longo de vários anos. Eu sou testemunha real do quanto o Estado apoia as empresas para que possam gerar emprego e renda. Eu vivi isso em Brejo Santo. Muitas vezes a empresa busca contratar e não consegue repor a quantidade de funcionários que ela gostaria. Pensando nisso, o Estado vem buscando também a formação dos profissionais”, afirmou.
Em entrevista à REDE ANC, Landim citou o ramo de calçados, que vive uma crescente no Ceará. “Nesse segmento, as pessoas entram lá e daqui a pouco elas querem ascender. Então elas buscam um emprego melhor e para isso elas precisam se capacitar, então o Estado do Ceará vem fazendo isso, apoiando e capacitando em diversos municípios”, afirmou.