PUBLICIDADE

XIX ENEL reúne 12 mil pessoas e fortalece setor de leite em Quixadá

Cerca de 12 mil pessoas circularam durante os três dias de programação do XIX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), realizado de 11 a 13 de setembro em Quixadá. O evento reuniu produtores rurais, empresários, pesquisadores, startups, fornecedores, instituições públicas e privadas de todo o Nordeste, com o objetivo de fortalecer todos os elos da cadeia do leite e reafirmar a força do setor para a economia brasileira.

Foto: Reprodução

Promovido pelo Sebrae/CE, com apoio da FAEC, Prefeitura de Quixadá e patrocínio do Banco do Nordeste, o ENEL contou com palestras de especialistas, oficinas de capacitação, feira de insumos e máquinas, rodadas de negócios, congresso científico, espaço de inovação, experiências tecnológicas, visitas técnicas e programação cultural. A abertura reuniu lideranças como o senador Cid Gomes, o presidente da FAEC, Amilcar Silveira, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, além de deputados estaduais e representantes de órgãos federais e estaduais.

De acordo com o articulador do Sebrae/CE no Sertão Central, Cleverson Carlos, o encontro movimentou cerca de R$ 8 milhões em negócios, impulsionando também a economia local, especialmente os setores de hotelaria e alimentação. Ele destacou ainda o caráter sustentável do evento, que compensou sua pegada de carbono com o plantio de árvores nativas da caatinga, incentivo às energias renováveis e redução de impressos. “Mostramos que é possível conciliar desenvolvimento econômico, inovação e responsabilidade ambiental”, afirmou.

Um dos pontos altos foi o Concurso de Queijos e Derivados, que contou com 644 produtos inscritos de todo o Nordeste. O Ceará se destacou como grande vencedor, conquistando 76 premiações, seguido por Bahia (30) e Paraíba (25). O Festival Gastronômico de Lácteos, o Encontro das Mulheres da Pecuária Leiteira e o Monólitos Summit, realizado em paralelo, ampliaram o alcance da programação, consolidando Quixadá como vitrine do leite, da inovação e da sustentabilidade no Sertão Central.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir