PUBLICIDADE

Ceará lança Natal Sem Fome com meta de 60 toneladas de doações

Neste sábado (11/10), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) dá início à 32ª edição do Natal Sem Fome, considerada a maior campanha de arrecadação de alimentos da América Latina. O evento de abertura será realizado a partir das 8h durante a Feira do Zé, na Casa José de Alencar, em Fortaleza.

O público poderá participar de diversas atividades durante a programação, incluindo oficinas de cartazes, recreação infantil, circuito de atividades físicas, sessões de massoterapia, aferição de pressão, alongamento e apresentação de grupo de samba. As ações também terão foco em sensibilização sobre o combate à fome.

Coordenada pelo Inec, a campanha é promovida nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania, em parceria com o Banco do Nordeste. A iniciativa abrange unidades de atendimento em todo o Nordeste e em regiões do norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Ceará lança Natal Sem Fome com meta de 60 toneladas de doações
Foto: Divulgação

Inscrições de instituições interessadas

Na mesma data, o Inec também abrirá inscrições para instituições que desejam receber doações. O prazo vai até 14 de novembro e a prioridade será dada a organizações que atendem crianças, adolescentes, idosos, cozinhas comunitárias e povos tradicionais na região de Fortaleza.

Para se cadastrar, é necessário que a instituição possua CNPJ ativo e mantenha os contatos atualizados. Cadastros feitos por pessoas físicas ou com CNPJs inativos não serão aceitos. Todas as instituições, incluindo aquelas que já participaram em edições anteriores, devem realizar o cadastro pelo site.

Como participar e doar?

A campanha de 2025 no Ceará tem como meta arrecadar 60 toneladas de alimentos. As doações podem ser feitas por pessoas físicas, grupos ou empresas, tanto em alimentos quanto em valores em dinheiro. O PIX para doações é inec@inec.org.br, com a mensagem “Natal Sem Fome”. Também é possível contribuir pelo site do Inec.

As entregas podem ser feitas até 31 de dezembro na sede do instituto (Av. Ministro José Américo, número 326, 6º andar, bairro Cambeba – Fortaleza) ou nos pontos parceiros, incluindo:

  • Agroamigo e Crediamigo Banco do Nordeste (todas as unidades);
  • Rede Ancar (todos os North Shopping);
  • Supermercado Lagoa (todas as lojas);
  • Atacadão Lag (todas as lojas);
  • Sesi (Fortaleza e Maracanaú);
  • Supermercado Pinheiro (Cambeba, Mondubim, Washington Soares);
  • Tá Limpo (todas as lojas);
  • BNB Clube Fortaleza – Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota;
  • Moura Dubeux – Stands de vendas;
  • Federação dos Transportes (Fetrans) – Rua Dona Leopoldina, 1050, Centro;
  • Movimento Saúde Mental – Rua Dr. Fernando Augusto, 980, Bom Jardim
Ceará lança Natal Sem Fome com meta de 60 toneladas de doações
Foto: Divulgação

Dados

Em julho de 2025, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou que o Brasil foi retirado do Mapa da Fome. Apesar desse avanço, a situação de vulnerabilidade ainda atinge milhões de brasileiros: em 2023, 21,6 milhões de residências enfrentaram algum grau de insegurança alimentar, sendo cerca de 7,4 milhões de famílias em situação moderada ou grave.

No Ceará, os dados de 2024 indicam o menor índice de insegurança alimentar da série histórica desde 2012, com mais de 275 mil pessoas saindo da extrema pobreza nos últimos dois anos. Mesmo assim, 35,1% dos domicílios cearenses ainda vivenciam algum grau de insegurança alimentar.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir