
Começa nesta quarta-feira (15) a tradicional Romaria da Beata Benigna Cardoso, em Santana do Cariri. O evento religioso, que chega à sua 22ª edição, deve reunir milhares de fiéis ao longo de dez dias de programação, marcada por atos de fé, música e celebrações.
A festa, que também corresponde à 3ª edição desde a beatificação de Benigna em 2022, conta com uma ampla agenda de atividades. Entre os destaques do primeiro dia estão a alvorada festiva, cortejo com a bandeira e a imagem da Beata até o Santuário de Inhumas, e o show católico de abertura com a cantora Suely Façanha.
Até o dia 23, os fiéis poderão participar de novenas, missas e visitas da imagem às comunidades locais. No dia 18, haverá a Romaria das Crianças, e no dia 19, a Caminhada da Juventude, com missa e apresentações culturais.
As homenagens culminam em 24 de outubro, quando será celebrada a Missa do Martírio no Sítio Oiti, local onde Benigna foi assassinada em 1941. A data contará ainda com procissão, oração do Terço da Divina Misericórdia e Missa de encerramento presidida por Dom Magnus Henrique.
Beata Benigna é considerada a “Heroína da Castidade” e se tornou símbolo de fé e resistência para o povo do Cariri, inspirando peregrinos que anualmente se reúnem para celebrar sua vida e legado.