O valor das tarifas de água e esgoto no Ceará passa a ter reajuste de 9,73% a partir desta quarta-feira (05/11). A medida, aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), será aplicada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) de forma linear em todas as categorias de consumo nos municípios operados pela empresa.
Com o novo percentual, o metro cúbico de água e esgoto passa de R$ 6,29 para R$ 6,90. Conforme a Arce, durante este primeiro mês de vigência, o reajuste será aplicado de maneira proporcional, de acordo com a data da leitura do consumo de cada cliente. A cobrança integral com base na nova tarifa começa a valer a partir de dezembro.

Segundo o presidente da Cagece, Neuri Freitas, o aumento corresponde a uma revisão tarifária, diferente do reajuste anual atrelado à inflação. O gestor afirmou que a atualização busca recompor custos acumulados ao longo de 2024 e garantir equilíbrio financeiro na prestação dos serviços.
“Todo ativo que é instalado tem por trás uma captação de recurso, que precisa ser paga mensalmente. Quando fazemos uma operação de crédito, seja com o BNDES ou no mercado de capitais, esse recurso é utilizado na construção de um ativo. No momento da revisão tarifária, ele entra na conta da tarifa, com o custo de capital e a amortização que permitem à companhia pagar essas instituições financeiras”, explicou.
Ainda segundo Neuri, o reajuste pretende garantir o cumprimento das metas de universalização do saneamento, previstas no novo marco legal do setor. O objetivo é atingir, até 2033, 99% de cobertura de abastecimento de água e 90% de atendimento em esgoto nos municípios atendidos pela companhia.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


