
Por conta das consequências sofridas pela estiagem, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 13 cidades brasileiras. Dentre elas, Piquet Carneiro, situada no Sertão Central do Ceará. De acordo com a Defesa Civil Nacional, o município foi prejudicado por conta de um período de estiagem.
Além do município cearense, Estados do Pará, Paraíba e Paraná também registraram cidades que enfrentam a situação de emergência, mas por diferentes cenários. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União foram publicadas nesta sexta-feira (24/11).
Allém de Piquet Carneiro, confira outras cidades que compõe a lista:
Pará: Mojuí dos Campos e Xinguara;
Paraíba: Emas, São João do Tigre e Tenório;
Paraná: Assaí, Centenário do Sul, Marilandia do Sul, Mauá da Serra, Porto Barreiro, Laranjeiras do Sul e Prudentópolis.
Após a situação reconhecida pela Defesa Civil, as Prefeituras estão autorizadas a solicitar recursos do Governo Federal para ações como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros
Piquet Carneiro e as demais cidades podem solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Em caso de aprovação, será publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.


