PUBLICIDADE

Maioria dos brasileiros aprova prisão de Bolsonaro, aponta Datafolha

A maioria dos brasileiros considera legítima a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que revela a mais recente pesquisa do Datafolha, segundo a qual 54% dos entrevistados avaliam a detenção como justa, enquanto 40% discordam da medida. Outros 6% não souberam opinar.

O levantamento também aponta divergências quanto ao local de cumprimento da pena. Para 34% dos entrevistados, Bolsonaro deveria cumprir a condenação em prisão domiciliar. Entre os demais, 26% defendem que ele fique em presídio comum, 20% em unidade militar e 13% na sede da Polícia Federal.

Maioria dos brasileiros aprova prisão de Bolsonaro, aponta Datafolha
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O levantamento do Datafolha também abordou a condenação de generais envolvidos no caso. Para 57% dos entrevistados, a punição foi justa. Já 30% consideraram a decisão injusta.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 113 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entenda

A condenação, fixada em 27 anos e três meses de reclusão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tem como base o entendimento de que o ex-presidente teve participação central na trama golpista. A execução da pena teve início no dia 25 de novembro.

Atualmente, Bolsonaro está detido na superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A permanência no local foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após o trânsito em julgado da ação. De acordo com estimativas, Bolsonaro poderá solicitar progressão para o regime semiaberto a partir de 2033.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir