A população de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), participou, nesta terça-feira (13), de um mutirão de serviços por meio da Caravana VaiVem Trabalhador, iniciativa do Governo do Ceará realizada em parceria com a Prefeitura Municipal. A ação contou com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, que realizou a entrega dos cartões do programa ao lado do prefeito Roberto Pessoa, representando o governador Elmano de Freitas.

A caravana facilita o cadastro e a emissão do cartão do programa VaiVem, que garante passagens intermunicipais gratuitas para estudantes da rede pública e trabalhadores desempregados da RMF e do Cariri. Os trabalhadores têm direito a até 40 passagens mensais, considerando ida e volta em dias úteis, enquanto os estudantes contam com duas passagens diárias.
Além do benefício do transporte gratuito, o mutirão ofertou serviços voltados à inserção no mercado de trabalho, como atendimento para o seguro-desemprego, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego e orientações sobre o programa Ceará Credi. De acordo com o Governo do Estado, o programa já contabiliza mais de 45 mil solicitações de cartões e mais de 4.500 pessoas inseridas no mercado de trabalho.

O VaiVem Trabalhador é executado de forma integrada pela Secretaria do Trabalho (SET), Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
A Caravana VaiVem já percorreu 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo Aquiraz, Cascavel, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Paracuru, Pindoretama, Trairi e Maracanaú. Em dezembro do ano passado, a iniciativa também chegou ao Cariri, com ações em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. A expectativa é atender mais de 10 mil pessoas, entre trabalhadores em busca de emprego e estudantes.


