Com público de 100.856 pessoas, a primeira etapa da edição 2026 do Sana foi realizada entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O festival é considerado o maior evento geek do Norte e Nordeste e reuniu atrações nacionais e internacionais.
Ao longo dos três dias, os visitantes participaram de painéis com dubladores e criadores de conteúdo, além de competições, apresentações artísticas, espaços temáticos e experiências interativas. De acordo com o presidente da FCNB e um dos fundadores do festival, Daniel Braga, esta foi a maior edição já realizada no mês de janeiro.
Entre as atividades com maior adesão do público estiveram as competições de K-pop. No Palco Sana, 15 grupos de diferentes regiões do Ceará participaram das batalhas, com apresentações de coreografias. A final ocorreu no último dia do evento, com a vitória do grupo Cypher, premiado com R$ 3,5 mil.

Por meio do projeto GeekAção, a edição 2026 manteve ações voltadas à inclusão social. A iniciativa garantiu acesso gratuito ao evento a 42 mil jovens em situação de vulnerabilidade, o maior número já registrado, e integrou atividades em diversas áreas.
O Sana também funcionou como espaço de divulgação da economia criativa. Artistas, autores e empreendedores utilizaram o evento para apresentar seus trabalhos, entre eles o autor cearense Patrick Lima, que lançou mais um volume da saga Harry Potter em Cordel.
Atrações
Como parte das novidades da programação, foi realizada pela primeira vez a Corrida Sana, no domingo (1º/02), com percursos de 4 km e 8 km, reunindo cerca de duas mil pessoas. Na área musical, o público acompanhou o show de Di Ferrero no sábado e a estreia do Festival Rap Geek no domingo, com apresentações de M4RKIM, AniRap, Shiny e Henrique Mendonça.
No campo das atrações internacionais, o festival recebeu em Fortaleza os atores Jack Gleeson, da série Game of Thrones, e Clive Standen e Lucy Martin, de Vikings. Os artistas participaram de painéis e sessões de autógrafos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


