PUBLICIDADE

Etice lança 3ª fase do Ceará Conectado em evento do Governo do Estado

Foto: Reprodução

O Governo do Estado do Ceará promoveu, na manhã desta terça-feira (3), um encontro com 47 prefeituras para discutir a 3ª fase do Programa Ceará Conectado, iniciativa da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). À frente da reunião, estiveram o Secretário de Estado de Articulação Política, Nelson Martins, o presidente da Etice, Hugo Figueirêdo, e Álvaro Maia, gerente de Operações do Cinturão Digital, responsável pela gestão do programa.

Conheça o programa

O Ceará Conectado é uma política pública de inclusão digital que oferece internet gratuita em praças e espaços públicos definidos pelos próprios municípios. Atualmente, a iniciativa já alcança 137 cidades cearenses (a lista completa está disponível no site da Etice). Na terceira etapa, o programa atenderá as 47 localidades que ainda não participam, totalizando os 184 municípios do Ceará. Com essa conectividade, a população pode acessar serviços digitais do governo, educação, saúde e oportunidades de negócio, contribuindo para tornar o Ceará um Estado cada vez mais digital.

O presidente Hugo, em sua fala inicial, explicou que “nesta terceira e última etapa, atenderemos os municípios em que o Cinturão Digital do Ceará ainda não chega, por meio de fibra óptica de empresas parceiras. O processo de implantação desta última fase do programa já foi iniciado e a previsão é que em aproximadamente 90 dias, os pontos de Wi-Fi estejam em funcionamento, garantindo internet gratuita e ampliando o acesso da população aos serviços digitais do Estado”.

O secretário Nelson, por sua vez, complementou a fala do presidente, afirmando que “isso é uma política muito importante de inclusão social, de inclusão digital. A internet, mais do que diversão e formação, é negócio também, é educação. Por meio da internet de alta velocidade, a gente consegue se conectar com o mundo e trazer negócios. São vários serviços que o governo, inclusive, oferece em forma digital para a população que, se você tiver acesso à internet de graça, vai poder utilizá-los”.

Na sequência, o analista Diego Silva, da Etice, realizou uma apresentação técnica sobre o Ceará Conectado, detalhando como ocorreram as duas primeiras fases do programa e explicando o papel das prefeituras: a Etice fornece o equipamento e a manutenção do ponto de Wi-Fi gratuito, mas necessita da colaboração dos municípios para disponibilizar um poste com ponto de energia para viabilizar a instalação.

Durante o evento, os gestores preencheram um formulário indicando o local desejado para a instalação do ponto de Wi-Fi e informando o contato de um representante para que a Etice possa iniciar os trâmites.

Outros serviços

Na ocasião, a Etice também colocou à disposição uma gerente da Diretoria Comercial (DICOM), que permaneceu disponível para apresentar aos prefeitos outros serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ofertados pela empresa, como nuvem, radiocomunicação, videomonitoramento, entre diversos outros.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir