PUBLICIDADE

Diagnóstico precoce ajuda a evitar complicações do diabetes

Foto: Reprodução

Atualmente, cerca de 260 mil pessoas com diabetes e hipertensão são acompanhadas pela Rede Municipal de Saúde de Fortaleza. O cuidado começa por meio dos 134 postos de saúde da capital, com a oferta de atendimento, diagnóstico, monitoramento contínuo e acesso a medicamentos.

A rede municipal também conta com sete Centros Especializados do Diabético e Hipertenso (CEADH), unidades de referência para o atendimento de pacientes com diabetes e hipertensão. O serviço atua de forma integrada com os postos de saúde, ampliando a assistência e contribuindo para a prevenção de complicações associadas às doenças crônicas.

Ação especial

Como parte das ações de fortalecimento da assistência às pessoas com diabetes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está promovendo a Semana do Cuidado às Pessoas com Diabetes, com programação até esta sexta-feira (26/6), na Escola de Saúde Pública de Fortaleza (EspFor) e em outros equipamentos da rede municipal. A iniciativa reúne atividades de educação permanente e capacitação para profissionais da Rede de Atenção à Saúde de Fortaleza.

Entre as ações estão treinamentos para agentes comunitários de saúde sobre prevenção do pé diabético e oficinas voltadas a médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, com foco na qualificação do atendimento, no diagnóstico precoce e na prevenção de complicações relacionadas à doença.

Nesta quarta-feira (24/06), a programação conta com a Oficina de Qualificação da Atenção às Pessoas com Diabetes na Atenção Primária à Saúde, realizada na Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFOR). A atividade reúne profissionais para discutir o cenário epidemiológico da doença, diretrizes de cuidado, prevenção do pé diabético e estratégias para aprimorar a assistência oferecida à população.

A importância do diagnóstico precoce

A SMS reforça a importância de estar atento aos sinais do organismo e de realizar consultas periódicas. Muitas vezes silencioso, o diabetes pode demorar a apresentar sintomas mais perceptíveis. Sem diagnóstico e acompanhamento adequados, a doença pode causar complicações que afetam órgãos e sistemas importantes, como coração, rins, olhos, nervos e circulação sanguínea.

O diabetes acontece quando o organismo produz pouca insulina ou não consegue utilizar adequadamente esse hormônio, responsável por regular os níveis de glicose no sangue e fornecer energia às células. Como consequência, o excesso de açúcar circulando na corrente sanguínea pode comprometer a saúde ao longo do tempo.

Segundo o coordenador da Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Erlemus Soares, o diagnóstico precoce é um dos principais aliados para evitar complicações.

“Quando o diabetes é identificado precocemente, conseguimos iniciar o tratamento de forma adequada, orientar mudanças nos hábitos de vida e reduzir significativamente o risco de complicações. O acompanhamento regular na Atenção Primária permite um cuidado contínuo e mais efetivo, fortalecendo a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes”, destaca.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

Compartilhar: