PUBLICIDADE

Governo prorroga cotas com tarifa zero para veículos elétricos

O Governo Federal decidiu prorrogar por mais seis meses as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). A medida, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, tem como objetivos principais reduzir preços ao consumidor e fortalecer a indústria automotiva instalada no Brasil.

Segundo o titular da pasta, Márcio Elias Rosa, os veículos elétricos já fazem parte da realidade urbana do país e que a decisão não busca prejudicar a produção nacional. Ele destacou que a política adotada tem foco no estímulo ao mercado e no equilíbrio do setor.

A nova regra entra em vigor em 1º de julho e estabelece limite de US$ 463 milhões para importações dentro dos regimes CKD e SKD, utilizados por montadoras que realizam a montagem final dos veículos no Brasil. De acordo com o ministro, a medida também considera o processo de instalação de novas fábricas no país.

Governo prorroga cotas com tarifa zero para veículos elétricos
Foto: Divulgação

“Essa decisão foi tomada porque essas montadoras estão se instalando no país para produzir. Tem uma lá em São Paulo, tem outra na Bahia que já estão começando a produzir veículos híbridos, híbridos flex, aqui no país, o que é bom para oferta, tanto para o mercado quanto para geração de emprego e de renda”, comentou.

O governo, no entanto, tem sido alvo de críticas de entidades do setor automotivo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) avalia que a manutenção das cotas com alíquota zero para elétricos pode afetar montadoras instaladas no Brasil, além de trabalhadores e fornecedores da cadeia de autopeças.

Paralelamente, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex), da Câmara de Comércio Exterior (Camex), manteve o cronograma de elevação das tarifas de importação para veículos eletrificados. Os modelos SKD terão imposto de 35% a partir de julho, enquanto os CKD seguem com alíquota de 14% até o fim de 2026, quando também subirão para 35% em janeiro de 2027.

Governo prorroga cotas com tarifa zero para veículos elétricos
Foto: Divulgação/BYD

Márcio afirmou que o governo tem ampliado mecanismos de incentivo à produção nacional, mas sem restringir a entrada de veículos importados. “O Governo Federal tem intensificado e fortalecido muito a indústria automotiva no Brasil. Quem quiser montar, fabricar, produzir aqui no país encontra vantagens em instrumentos de fomento, de apoio. Mas [o país] também não criou uma barreira para a importação”, acrescentou.

Ele também ressaltou que o país já iniciou um cronograma de aumento do imposto de importação, que deve atingir 35% para todos os veículos a partir de 2027. Segundo o ministro, houve pressão para adiar o reajuste imediato, mas o calendário foi mantido.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

Compartilhar: