Pagamento do 13º salário: Saiba os prazos e quem tem direito ao benefício

Dinheiro, Real Moeda brasileira | Foto: Reprodução - José Cruz/Agência Brasil
Dinheiro, Real Moeda brasileira | Foto: Reprodução – José Cruz/Agência Brasil

Trabalhadores que possuem a carteira assinada, devem contar com o benefício do 13º salário, pago no fim do ano a milhares de empregados em todo o país. O direito é assegurado pela Lei nº 4.090/1962, instituído como gratificação de Natal.

A primeira parcela deve ser paga pelos empregadores até o dia 30 de novembro. A segunda fica para 20 de dezembro, incluindo descontos, como a contribuição do Instituito Nacional do Seguro Social, o INSS.

A mudança para 2026 é na segunda parcela, já que 20 de dezembro é um domingo. Para isso, as empresas precisam realizar dos depósitos em 18 de dezembro, ficando vedado o pagamento para o próximo dia útil do limite, caso do prazo acabe em um fim de semana.

Nova tabela do IR

Com a mudança na tabela do Imposto de Renda, os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil não terão descontos em folha. Quem tem vencimentos acima disso, passa a ter uma redução proporcional, conforme a nova legislação.

Quem tem direito?

O 13º salário é assegurado a todos os trabalhadores que são contratados sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT. O ramo da empresa pode ser da iniciativa privada ou pública.

A legislação ainda determina que, o acesso ao salário extra seja para quem tiver mais de 15 dias trabalhados dentro de um mês. O cálculo do valor deve ser feito de acordo com o salário bruto, dividido por 12.

Por exemplo:

O trabalhador que ganha R$ 1.621,00, e trabalha por oito meses, ele deve dividir o salário bruto por 12, e multiplicar pelo tempo de empresa. Assim, com oito meses de empresa, ele ganhará:

R$ 1.621,00 ÷ 12 = R$ 135,08

Depois, multiplica R$ 135,08 pelo tempo de trabalho, da seguinte forma:

R$ 135,08 × 8 = R$ 1.080,67

Mas, o benefício também tem o desconto da contribuição previdenciária, que hoje é fixado em 7,5%.

Assim, deve ser calculado o valor de R$ 1.080,66, subtraíndo a alíquota do INSS. Ficando da seguinte forma:

R$ 1.080,66 – 7,5% = R$ 999,62

⚠️ Atenção: O valor de R$ 999,62 ainda pode contar com outros descontos legais, de acordo com a situação de cada trabalhador. Para isso, basta consultar o RH de cada empresa para confirmar os cálculos do valor final.

Previdência social

Além disso, aposentados e pensionistas do INSS também são contemplados com a medida, contendo um calendário diferente dos empregados.

Esse valor é depositado geralmente ao longo do ano, obedecendo ao calendário de pagamento do 13º.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

Compartilhar:

plugins premium WordPress