PUBLICIDADE

Filhote de Baleia é encontrado nas águas de Uruaú, em Beberibe

Pescadores da praia de Uruaú, em Beberibe (a 85km de Fortaleza), encontraram um filhote de baleia na madrugada deste domingo (12/07) a cerca de 300 metros da costa. De acordo com os relatos dos jangadeiros, o animal, de aproximadamente três metros de comprimento e pesando 400kg, estava aparentemente bem e sem ferimentos.

Um vídeo enviado à redação do “A Notícia do Ceará” mostra um jangadeiro realizando o registro do filhote já na parte da manhã. Após comunicar o acontecido na comunidade, moradores acionaram uma equipe de resgate da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (ONG AQUASIS). A equipe, que tem sede em Caucaia, chegou a Uruaú por volta das 22h deste domingo,  composta por duas biólogas e um médico veterinário.

Equipe finalizou os trabalhos de resgate somente nesta segunda-feira (13/07).

Nesta segunda-feira (13/07), mais precisamente às 14h, os membros da Aquasis realizaram o resgate e realizaram os processos de medicamento, bem como a verificação do estado de saúde do mamífero. Uma hora depois, os pescadores Bruno Matos, Iranilson Gomes, Joelton Alves e Edileudo dos Santos utilizaram a jangada “Marina” para colaborar com a devolução da baleia ao mar.

Espécie

De acordo com o médico veterinário, Diego Ramírez, pelas características observadas, a baleia já é adulta e é da espécie Piloto. A observação do especialista diverge da que foi constatada pelos pescadores. “Esse animal, por ter se aproximado da costa, provavelmente não está saudável. Geralmente esse animal sobrevive numa região bem distante, e esse é um dos indicativos de que ele não estava saudável”, detalha o veterinário.

Outro fator observado por Diego evidencia um comportamento indicativo do estado de saúde alterado da baleia. “Fizemos uma soltura imediata. Nós recebemos fotos e vídeos de pessoas que se aproximaram muito do animal, fato que não seria permitido pela baleia se ela estivesse em condições normais”, explica.

 

 

Em breve, mais informações. 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir