Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, o número de roubos e furtos no Estado diminuíram no primeiro mês deste ano, comparado à 2020. Houve uma redução de 25,7% dos crimes, representando uma diferença de 1.317 ocorrências a menos, ou seja, uma média de 42 casos registrados a menos por dia.

Fortaleza apresentou a maior queda no número de furtos, com 3.011 casos em 2020 para 2.116 este ano, uma diminuição de 29,7%. A Região Metropolitana da capital, juntamente do Interior Norte e Interior Sul, mostraram tendência de redução no número crimes do tipo.
A quantidade de roubos foi, no total, 169 menos do que registrados ano passado. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e a Capital apresentaram queda de 18,9% e 3,4%, representando, respectivamente, 171 e 118 casos a menos.
Para Sandro Caron, titular da SSPDS, os índices mostram o empenho das forças policiais do Estado, e mostram a eficácia do planejamento de ações focadas na prevenção de crimes graves. “Esses crimes impactam muito na percepção de segurança do cidadão, são crimes de extrema gravidade. A estratégia empregada deste o início do ano já vem trazendo os primeiros frutos”, afirmou.