A variante Delta do novo coronavírus é “altamente preocupante”. Isto é o que dizem as autoridades da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). No Ceará, de acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), já são 15 casos de pacientes infectados com a nova cepa da Covid-19. Mesmo sem ainda registrar nenhum caso, Barbalha (a 550km de Fortaleza) tem tomado as primeiras medidas para evitar que casos da variante cheguem ao município.
Situada na região do Cariri, a cidade instalou barreiras sanitárias na rodoviária local. Seguindo Orientação da Sesa, a Secretaria de Saúde do município passou a testar passageiros recém-chegados ao município vindo de Estados como Maranhão, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal.
A pasta orientou, ainda, que estes passageiros cumprissem um autoisolamento de 14 dias. Em todo o Brasil, já são registrados 570 casos da nova variante. No Ceará, 11 municípios comunicaram que possuem moradores positivados com a Delta: Caucaia (1), Choró (1), Fortaleza (5), Ipueiras (1), Irauçuba (1), Itapipoca (1), Jaguaretama (1), Paraipaba (1), Poranga (1), Sobral (1) e Tauá (1).
