Por Janaína Sousa
A Lagoa do Uruaú, localizada no município de Beberibe, também conhecida como “Lagoa da Cidade“, é um dos pontos turísticos mais visitados do município por proporcionar tranquilidade e lazer para os turistas. Porém, a quantidade de lixo encontrada no local tem preocupado bastante os frequentadores e moradores da região.
Visando a preservação do ambiente, Paola Meneses, turista de São Paulo, se juntou aos moradores locais num movimento de coleta de lixo na região da lagoa e também da praia. Segundo ela, a quantidade de lixo é muito grande e em uma breve caminhada é possível recolher mais de 3kg de materiais recicláveis. A turista lamenta tal descaso por parte dos frequentadores, pois a região é dotada de muitas belezas naturais. “Me faz repensar muito a minha fé na humanidade”, diz Paola sobre a constante prática das pessoas de não limparem o local antes de ir embora.

Para Jairo Brito, morador da localidade, a realização de piquenique contribui bastante para a poluição da praia. Ele reconhece, porém, que algumas pessoas têm o cuidado de recolher seu lixo, mas outros deixam a tarefa para os donos das barracas. Em resposta ao “A Notícia do Ceará” , a chefe de gabinete da Prefeitura de Beberibe, Maria Freitas, disse que não tinha conhecimento do caso, mas irá averiguar a situação.
Colaborou Nilson Lima