PUBLICIDADE

A dança da vida: projeto resgata a alegria e a saúde de mulheres no sertão cearense

Desenvolvido no distrito de Custódio, no município de Quixadá, o projeto “Exercitar-se Faz Bem”  tem contribuído para a transformação da vida de dezenas de mulheres acima dos 50 anos. Através das ações gratuitas que são trabalhadas nessa iniciativa, as beneficiadas possuem a chance de se reconectar com o corpo e com a comunidade através da aeróbica e de exercícios físicos.

Mais do que uma simples rotina de ginástica, a proposta é um convite para o movimento, a superação e a renovação, mostrando que a idade é apenas um número quando a vontade de viver fala mais alto.

Uma das líderes do projeto é servidora pública Cleidiana Alves. Ela não apenas idealizou a iniciativa, mas também é a orientadora que se dedica a guiar cada mulher participante. Para a viabilidade do projeto, Cleidiana contou com a parceria da aluna Ana Barbosa, que cedeu a sua chácara para para a realização do “Exercitar-se Faz Bem” .

Três vezes por semana, as participantes se entregam a uma rotina de exercícios que revigora não só o corpo, mas também a mente, como é o caso da aluna mais velha, Rosa Melo. Aos 73 anos, Rosa  se destaca como um verdadeiro exemplo de vitalidade e prova viva de que nunca é tarde para começar.

Rosa Melo, participante do Exercitar-se Faz Bem

O projeto não se limita apenas à atividade física: uma vez por mês, a organização traz convidados para uma roda de conversa ou atividades práticas, a exemplo de profissionais do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi enriquecer o conhecimento das integrantes do grupo e contribuir para o fortalecimento de práticas saudáveis dentro do projeto.  Além disso, a ação também conta com a empatia de profissionais e empreendedores locais. Recentemente, o projeto recebeu os uniformes de forma gratuita, por parte de um estabelecimento situado em Quixadá. O grupo passou a contar também com a atuação voluntária de uma nutricionista local, que fará o acompanhamento de cada participante.

Esses são alguns dos elementos que tornam o “Exercitar-se Faz Bem” uma celebração da vida, provando que a união pelo bem-estar pode ser construído com passos simples, mas cheios de significados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir