PUBLICIDADE

“A população não come PIB”: deputado repercute economia do Ceará

Em conversa com a população cearense, por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou um dado que, segundo ele, merece ser reconhecido e comemorado. Segundo o chefe do Executivo Estadual, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 6,49% em 2024. O assunto foi tema do pronunciamento de diversos parlamentares na Assembleia Legislativa. Em entrevista à REDE ANC, o deputado Cláudio Pinho fez ponderações.

Na avaliação do parlamentar, não é necessário apenas que o PIB se desenvolva, mas que as condições de consumo da população cearense esteja viável, e que esse crescimento chegue como melhoria aos mais vulneráveis. “O PIB do Ceará mostra a concentração de renda exacerbada. Na verdade, temos a segunda pior renda da domiciliar do Brasil. Na verdade, as riquezas produzidas no Ceará não estão chegando à população. Eu até levei à Tribuna: uma economista muito famosa, que lutava pelas causas sociais, já dizia: ‘a população não come PIB’. É o que está acontecendo”, argumentou.

Ainda conforme Cláudio Pinho, é preciso reconhecer toda e qualquer melhoria no setor econômico no Ceará, contanto que isso repercuta em um maior poder de compra por parte dos moradores dos municípios cearenses. “Pode estar elevado, mas o poder de compra diminuiu no Ceará. Compare há dois anos: com um salário mínimo, menor do que o que é hoje, você levava mais compras para casa […] todo número que vem para engradecer é positivo, mas como fazer esse dado chegar à população para ela consumir e viver melhor? Esse é o desafio e é o que eu questiono. Não dá para comemorar numero dos empresários e esquecer a grande população”, defendeu.

Confira a declaração à REDE ANC:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir